Você tomou um suplemento pré-treino e ficou com dor de barriga ou enjoo? Muitas pessoas acham que esses produtos podem fazer mal ao estômago. Neste texto, vamos olhar por que isso acontece e o que pode ser feito para evitar esses problemas.
Por que o pre treino pode causar desconforto gastrointestinal?
O suplemento pré-treino traz mais energia e ajuda na motivação para o treino. Mas, ele também pode deixar o estômago ruim. Durante o exercício, o corpo foca mais no movimento sanguíneo para os músculos, deixando menos sangue na região do estômago. Isso pode causar náusea e dor.
Além disso, o organismo precisa se acertar pela demanda de oxigênio. Isso às vezes gera problemas para o intestino. A luta do corpo para ajustar o fluxo sanguíneo pode irritar o estômago, causando náuseas.
O tempo de digestão é outro ponto a observar. Comida leva tempo para ser processada pelo corpo. Esperar ao menos duas horas depois de comer antes de se exercitar pode evitar problemas de estômago.
Pré-treino e a digestão
Alguns pré-treinos podem dar mais dor de barriga durante e depois do treino.
Para não passar mal depois de se exercitar, é bom adaptar sua dieta. Se você fica enjoado, talvez seja a hora de revisar seu plano de treinos. Escolha carboidratos de bom valor, proteínas e gorduras saudáveis e se necessário troque a marca de seu pré-treino para ajudar na digestão.
Principais Conclusões:
- O pré-treino pode causar desconforto gastrointestinal devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos no sistema gastrointestinal durante o exercício.
- A sensação de náusea pode surgir devido ao conflito de fluxo sanguíneo entre os tecidos do corpo durante o exercício.
- O tempo de digestão dos alimentos pode levar à náusea, por isso é recomendado esperar pelo menos duas horas após uma refeição antes do exercício.
- Alimentos com alto teor de fibras, gordurosos e ricos em proteínas estão ligados a uma maior probabilidade de náusea após a atividade física.
Por que o pre treino pode causar desconforto gastrointestinal?
Muitos que praticam exercícios usam suplementos pré-treino. Isso dá mais energia e melhora o desempenho. Porém, esses produtos às vezes causam mal-estar no estômago. Vamos ver por que isso ocorre e como afeta o corpo.
Impacto do fluxo sanguíneo no trato gastrointestinal
Quando fazemos exercícios, mais sangue vai para os músculos em ação. Isso é para levar oxigênio e nutrientes onde são necessários mais. O problema é que menos sangue vai para o estômago, o que atrapalha a digestão.
Com menos sangue, a digestão pode não funcionar direito e alguns sintomas indesejados aparecem. Podemos sentir desconfortos, náuseas e até vomitar. E durante exercícios pesados, a pressão na barriga aumenta, o que pode piorar o desconforto.
Pré-treino e a digestão
Os suplementos pré-treino interagem com a digestão. Por exemplo, a cafeína que alguns têm pode acelerar o esvaziamento do estômago. Isso pode causar mal-estar e náusea.
Então, o desconforto com esses suplementos vem de vários fatores. Mas conhecer seu corpo e limites ajuda a evitá-lo. Se os sintomas persistirem, buscar ajuda profissional é sempre uma boa ideia.
Pre treino da dor de barriga?
Muita gente sente dor de barriga ou enjoo ao se exercitar, especialmente se tomaram um pré-treino antes. Mas será que o pré-treino é o culpado?
Ingredientes comuns em pré-treinos e seus efeitos colaterais
Existem ingredientes nos pré-treinos que podem causar esses sintomas. Itens como cafeína, estimulantes e alguns aminoácidos estão nesta lista. Eles podem afetar o estômago de algumas pessoas.
Nem todo mundo reage da mesma forma a essas substâncias. Alguns toleram bem o pré-treino, enquanto outros sofrem com esses sintomas.
Como substâncias estimulantes afetam seu corpo
A cafeína é um desses ingredientes comumente encontrados nos pré-treinos. Ela dá energia e foco, além de melhorar o desempenho. Porém, em exagero, pode levar a dores de barriga, enjoo e até urgência de ir ao banheiro.
Outros estimulantes, como o DMAA, já causaram problemas sérios. Por causa disso, algumas substâncias foram retiradas do mercado.
Cada pessoa responde de maneira diferente aos pré-treinos. Uma pessoa pode não ter sintomas, enquanto outra pode acabar com mal-estar.
Recomendações de utilização adequada do pré-treino: |
---|
Ingerir 45-30 minutos antes do treino |
Manter uma dieta equilibrada |
Dormir bem |
Manter uma rotina de treinos constante |
Usar em dias de treino de força |
Hidratar-se constantemente |
Calibrar as doses com orientação médica ou do nutricionista |
Conclusão
Descobrimos que o pré-treino pode deixar a gente com enjoo e dor de barriga por alguns motivos. Um deles é o aumento do fluxo sanguíneo causado pela atividade física. Tem a ver também com os ingredientes do suplemento que podem irritar o estômago. Mas, podemos fazer algumas coisas para diminuir esses problemas.
Uma dica chave é não comer certos alimentos antes de treinar. Evite coisas como vegetais folhosos, alimentos fritos, oleaginosas e comidas apimentadas. Eles precisam ser mais trabalhados pelo nosso corpo. Isso pode deixar você com dor de barriga durante o exercício.
O álcool também deve ser cortado antes de treinar. Ele pode fazer mal, causando desidratação. Sempre lembre que é ruim começar ou parar o exercício do nada. Isso pode te deixar enjoado. É bom se exercitar no seu ritmo e pedir ajuda se sentir muito enjoo ou até passar mal após o treino.
Formado em gastronomia e enfermagem, morou 7 anos na Alemanha trabalhando com diversos tipos de cozinha, especializando-se em superfoods e culinária fitness. Encontrou na enfermagem a paixão pelo poder dos suplementos em melhorar a qualidade de vida, combinando seus conhecimentos para promover uma alimentação saudável e o uso consciente de suplementos.